O Brasil pode ter, em breve, uma nova emissora na TV aberta. A Ideal TV, que já abrigou a MTV Brasil e, por um curto período, a Loading TV, está perto de se tornar a X-Sports. O jornalista Flávio Prado, da Jovem Pan, revelou a informação.
Atualmente, Roberto Garcia, CEO da Kalunga, é o dono da Ideal TV. Segundo o colunista, a empresa participou recentemente de uma feira de esportes para negociar direitos de transmissão. Se a negociação avançar, a X-Sports será a primeira emissora dedicada exclusivamente a esportes na TV aberta.
A empresa já disponibilizou um site oficial, onde informa que a emissora estará presente na TV aberta, na TV por assinatura e no streaming.
O site exibe imagens de Vinícius Júnior, Fórmula 1, basquete, vôlei, skate e golfe. O Portal Trend apurou que a Kalunga registrou o domínio da plataforma em fevereiro de 2023 e fez a última atualização em fevereiro de 2025.
O colunista Flávio Ricco, do Portal Leo Dias, afirmou que uma casa de apostas será a patrocinadora master da emissora. Esse investimento deve impulsionar o projeto, que funcionará no edifício Victor Civita, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré, em São Paulo.
Até a publicação desta matéria, o Portal Trend não conseguiu contato com representantes do canal. No entanto, fontes ligadas ao veículo afirmaram que, até o momento, nenhuma reforma ocorreu no prédio para a estreia da X-Sports. Apenas a remoção de equipamentos usados pelas equipes da Loading TV foi identificada.
X-Sports já foi a Loading TV
Roberto Garcia assumiu a Loading TV, usando as mesmas instalações do novo projeto esportivo e da antiga MTV Brasil. O canal entrou no ar em 7 de dezembro de 2020, substituindo a Ideal TV.
Apesar de seu nome ligado ao canal, Garcia colocou seu filho, Thiago Garcia, como representante oficial. Thiago concedia entrevistas sobre o futuro da emissora e destacava a proposta de uma programação com “agenda positiva”.
No entanto, o projeto enfrentou problemas desde o início. Apenas uma semana após a estreia, o site Voxel relatou acusações de censura. O Nexo Jornal também ouviu funcionários da Loading TV, que denunciaram a falta de contrato assinado, vale-refeição diário com valor baixo e casos de burnout.
Apuramos que o caso foi parar na justiça em uma ação coletiva, e posteriormente, em um acordo feito pela empresa e os demitidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Mesmo com grandes nomes do jornalismo de cultura pop e e-sports, picos de audiência contra a RedeTV! e novos projetos de programas já engatilhados, a Loading TV não conseguiu um futuro promissor.
De acordo com apuração do NaTelinha, o canal foi descontinuado após a Kalunga desistir de ser patrocinadora master do projeto. Contudo, o canal encerrou a produção de conteúdos inéditos e programas ao vivo, encerrando definitivamente suas atividades em 28 de novembro de 2024, após a demissão de todos os colaboradores.
Descubra mais sobre Portal Trend
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.