Senado aprova PEC que extingue reeleição e unifica eleições

PEC extingue reeleição, amplia mandatos para cinco anos e unifica eleições a partir de 2034; proposta será enviado para o plenário
Plenário do Senado Federal durante sessão legislativa, com cadeiras parcialmente ocupadas e painel eletrônico exibindo informações das votações.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que extingue a reeleição para cargos do Executivo e estabelece mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos. A proposta, que ainda será votada no plenário, também unifica as eleições municipais, estaduais e federais a partir de 2034.

Reeleição deixa de existir a partir de 2030

A PEC impede que presidentes, governadores e prefeitos disputem um segundo mandato consecutivo, mesmo que deixem o cargo antes do fim. A regra entra em vigor a partir das eleições de 2030.

Todos os cargos eletivos — de vereadores a senadores — passarão a ter mandatos de cinco anos. Hoje, esses períodos variam entre quatro e oito anos, conforme o cargo.

Eleições serão unificadas em 2034

A proposta prevê a unificação do calendário eleitoral. A partir de 2034, eleitores votarão para todos os cargos em uma única eleição, realizada a cada cinco anos. Atualmente, o país realiza eleições a cada dois anos.

Para viabilizar a mudança, prefeitos eleitos em 2024 exercerão mandatos de seis anos, encerrando em 2030. Presidentes e governadores eleitos em 2026 seguirão com mandatos de quatro anos, também encerrando em 2030.

O texto segue agora para o plenário do Senado, onde precisa ser aprovado em dois turnos por, no mínimo, 49 dos 81 senadores. Depois, seguirá para a Câmara dos Deputados, que também precisará aprová-lo em dois turnos com, no mínimo, 308 votos.

O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defende a PEC como forma de promover renovação política e evitar abusos no uso da máquina pública. “A experiência acumulada em quase trinta anos de vigência da regra da reeleição não correspondeu às expectativas”, afirmou.


Descubra mais sobre Portal Trend

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Fernando Collor
Leia mais

Moraes determina prisão de Fernando Collor

O ex-presidente Fernando Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro; decisão será submetida aos demais ministros
Total
0
Share