‘Lives de NPC’ são restritas pelo TikTok após viralização; entenda

Tendência estrangeira ganhou popularidade nacional através de um youtuber brasileiro

Após uma grande repercussão em torno de uma nova tendência chamada “Lives de NPC“, o Tiktok parece ter saído do silêncio ao supostamente restringir práticas da nova modalidade. A empresa começou a notificar os conteúdos como “muito repetitivas, não autênticas ou degradantes” e restringir o seu alcance, dizem influenciadores..

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No Brasil. as transmissões imitando bonecos já haviam ganhado espaço, mas se tornou uma discussão ainda maior quando o criador de conteúdo Felca (Felipe Bressanim) realizou transmissões do mesmo segmento em uma conta no TikTok. A atitude fez com que muita gente seguisse a mesma ideia.

O viral, no entanto, teve origem nas redes gringas através da influenciadora Pinkydoll, que imita personagens de videogames conhecidos como NPC’s (Non-Playabe-Character). Os “figurantes” com ações robóticas são encontrados em jogos como o “GTA”.

NPC
Personagens controlados automaticamente são chamados de “NPC”, uma espécie de figurantes. Foto: Reprodução/Internet

‘Live de NPC’ virou febre no TikTok

Desta forma, homens e mulheres passaram a dedicar horas do seu dia para o entretenimento de espectadores que podem interagir e controlar o que os personagens falam através de doações monetárias personalizadas com ícones de rosas, dinossauros e sorvetinhos.

Na doações de um presente, como uma rosa, os doadores são respondidos com um “obrigado pela rosa” junto a movimentos animados. Por fim, quanto mais caro for a a doação, maior a chance de uma interação cada vez mais animada e mais rápida numa tentativa afim de acompanhar a quantidade crescente de visualizações e doações.

Felca
Felca simulando uma live NPC em seu vídeo. – Foto: Reprodução/YouTube

A tendência, no entanto, apontou alguns questionamentos levantados por internautas: “vale tudo por dinheiro?”, “até onde alguém pode se humilhar nas redes sociais?” e “quem é o público alvo?”.

Para o Felca, “É para quem está com o tempo livre. Vai desde a senhorinha que está passando tempo no TikTok, esbarra com aquilo e fica sem entender nada, meio fascinada, meio presa naquela situação, até o adolescente. Quem fica até o final, eu acho que são as pessoas de mais idade. Os adolescentes têm o cérebro mais rápido e não aguentam, eles ficam com tédio. Acho que não tem público específico, não tem um nicho. É, absolutamente, geral”, disse o youtuber ao g1.

A Brincadeira foi longe demais; a plataforma tomou providências

Na última sexta-feira (22), Felca voltou as redes sociais para comentar a viralização da sátira que havia feito: “Isso [realizar a live de NPC] culminou no TikTok tomando providências. (…) Por muita gente ter ido no nosso embalo, o TikTok começou a restringir lives de NPC”, conta ele.

“É como se eu tivesse feito um bolo e colocado a cereja em cima do bolo mas todos só notaram a cereja, não o bolo”

Além disso, o criador também afirma ter recebido mais 31 mil reais em doações nos quatro dias em que promoveu as transmissões. Ele afirma que repassou toda a quantia para instituições beneficentes e mostra os comprovantes.

“É, tá provado, qualquer burro consegue ficar famoso na internet se tiver disposto a se humilhar o suficiente. Não confunda números com conteúdo, não é porque tem muita gente assistindo alguma coisa que essa coisa tem valor”, pontua.

*com colaboração de Wellison Sales.


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