TV Globo muda regra e escala Alma Gêmea para o Vale a pena ver de novo; entenda

Fenômeno retorna ainda nesse semestre
A atriz Priscila Fantin, protagonista de Alma Gêmea. | Reprodução/TV Globo

Faltando menos de dois meses para o fim da novela Paraíso Tropical no Vale a pena ver de novo, a TV Globo já anunciou sua substituta. A escolhida é a novela Alma Gêmea, escrita por Walcyr Carrasco e transmitida entre 2005 e 2006.

Leia mais:

A história é um fenômeno de audiência, alcançando 39 pontos de média geral em sua primeira exibição. É a segunda vez da trama irá passar a tarde. A primeira reprise foi entre 2009 e 2010, repetindo o sucesso da exibição original.

Anúncio põe fim a regra de 2021

À medida que a escolha de Alma Gêmea põe fim a uma regra instituída pela TV Globo em dezembro de 2021. Naquela oportunidade, começava a faixa de Edição Especial, que consistia de início em reprisar novelas veiculadas originalmente nas faixas das 18h e 19h, após o Jornal Hoje.

Cristina, a grande vilã de Alma Gêmea vivida por Flávia Alessandra. | Reprodução/TV Globo

Nesse ínterim, a intenção da direção era barrar os índices da Record, que ameaçava a liderança da TV Globo no horário ao exibir o Balanço Geral e o quadro “Hora da Venenosa”. A estratégia deu certo, e desde então a emissora da Família Marinho domina as tardes sempre com uma diferença acima de 3 pontos de audiência.

Dessa forma, o Vale a pena ver de novo apenas teria como acervo as novelas veiculadas no horário das 21h. Limitando assim as opções de reprise devido a crise dramatúrgica dos últimos anos, com novelas de audiência aquém do esperado.

De olho na concorrência

Em síntese, a escolha de Alma Gêmea e o término da regra de 2021 é por dois motivos específicos: A audiência morna do Vale a pena ver de novo e as mudanças no SBT.

Primeiramente, desde o fim de O Rei do Gado em junho de 2023, a sessão de reprises teve estabilidade com a reprise de Mulheres Apaixonadas. Se estabelecendo na casa dos 15 pontos e sem grandes recordes de audiência como era esperado, a reprise foi encurtada em algumas semanas.

Posteriormente, Paraíso Tropical estreou no fim de novembro tendo como principal missão manter os índices de Mulheres Apaixonadas ou aumentá-los. Porém, a trama tem oscilado entre 11 e 14 pontos, acumulando 12 pontos de média geral até o momento.

As gêmeas Paula e Taís, protagonistas de Paraíso Tropical que está no ar no Vale a pena ver de novo | Reprodução/TV Globo

Dessa forma, Alma Gêmea surge como coringa para levantar o horário, como também auxiliar os números da grade noturna. A TV Globo confia no potencial da história para tal empreitada.

Além disso, certamente a direção da emissora levou em conta os feitos da concorrência. Atualmente, no mesmo horário do Vale a pena ver de novo, o SBT exibe as Novelas da Tarde, com títulos mexicanos. Porém, com a estreia de sua nova programação, os folhetins passam a ser exibidos a partir das 15h30.

O casal Rafael e Serena, protagonistas de Alma Gêmea | Reprodução/TV Globo

A faixa horária das 17h30 no SBT, terá o programa Tá na Hora, a partir do dia 18 de março. A atração tem como foco o jornalismo, o que pode acarretar uma fuga de público.

Nesse ínterim, a TV Globo se beneficia, já que será a única do horário tendo uma faixa de novelas no ar, e trazendo Alma Gêmea que é um folhetim clássico e conhecido do público, a reprise pode consolidar mais público ao trazer também os telespectadores da concorrência.

Quando Alma Gêmea retorna?

A TV Globo informa o retorno de Alma Gêmea no dia 6 de maio. A primeira semana de exibição irá dividir o horário com a última semana de Paraíso Tropical, que termina no dia 10, após 119 capítulos.

Sinopse

A história tem início nos anos 1920, e conta a história de amor do casal Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro). Porém, uma tragédia põe fim a este amor, quando Luna é morta após uma armação de sua prima, Cristina (Flávia Alessandra). É então que no mesmo momento da morte, Luna reencarna na índia Serena (Priscila Fantin), que acaba de nascer. 20 anos se passaram e Rafael se tornou um homem amargo, isso até conhecer Serena e poder reviver a história de amor interrompida. Mas, em meio a isso, tem de lidar com as armações da vilã Cristina e sua mãe, Débora (Ana Lúcia Torre). Ambas interessadas na fortuna de Rafael e tentando fazer de tudo para que ele se case com Cristina.


Descubra mais sobre Portal Trend

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
0
Share