Após muita expectativa e curiosidade, Pátria Minha entrou no catálogo do Globoplay. A trama que foi exibida em 1994 pela TV Globo, sofreu com problemas de bastidores e audiência aquém do esperado. Fatores estes que se revelaram molas propulsoras para que o público começasse a assistir.
A história assinada por Gilberto Braga, era a terceira do autor abordando o tema da moral, da ética e da honestidade no Brasil. Trazia no elenco nomes como Tarcísio Meira, Claudia Abreu, Eva Wilma, José Mayer, Renata Sorrah e Vera Fischer.
Vera vivia na trama a vilã Lídia Laport, em um de seus melhores momentos na TV. Porém, problemas externos com seu marido à epoca, Felipe Camargo (que integrava o elenco da novela) fez com que ambos acabassem saindo da trama antes do final, mortos no incêndio de um hotel.
Gilberto Braga pontuou que estes problemas nos bastidores, fizeram com que ele perdesse a proposta inicial da história, tendo de recolher aos tons folhetinescos das tramas em geral.
“Pátria Minha foi uma novela bem problemática. Só foi boa até, aproximadamente, o capítulo 80. Depois houve problemas demais. Terminar aquilo foi uma penitência!“
– Gilberto Braga em depoimento par ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, de André Bernardo e Cíntia Lopes.
“Eu não deveria ter abordado o tema principal de Pátria Minha em uma novela, porque era sério demais. As primeiras cenas do José Mayer com a Patrícia Pillar, um casal de emigrantes brasileiros que estava na dúvida se continuaria nos Estados Unidos ou voltaria para o Brasil – apesar de o Brasil estar na merda -, eram muito boas. Eu não conseguiria manter o mesmo nível por 200 capítulos. (…) A história começou com um alto nível de dramaturgia e já estava vivendo de mulher botando gravador debaixo da cama da outra, intriga normal de novela de televisão. Foi um erro. Se eu tiver novamente um assunto como o de Pátria Minha, farei uma minissérie.”
– Gilberto em depoimento ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo
Pátria Minha entrou para a história como uma novela mais lembrada por seus bastidores do que propriamente por sua história. E agora, 29 anos depois, ela pode ser revista no Globoplay.
Tendo entrado na plataforma no dia 09 de outubro, a trama tem feito sucesso e surpreendido aos saudosistas que assistiram na época, como também aos que sempre ouviram falar da trama, e agora podem revê-la na íntegra e tendo uma opinião própria além do que a história conta.
Além do consumo no serviço de streaming, os comentários a respeito da história vem se tornando febre entre os internautas do X, antigo Twitter, que repercutem e opinam sobre a história.
Descubra mais sobre Portal Trend
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.