Foi lançado, nesta quarta-feira (26), a função “Jam”, que promete permitir que os usuários possam ouvir música em grupo de uma forma mais eficiente e simples. Para iniciar uma Jam, a conta no streaming precisa assinar o serviço Premium. O anúncio do Spotify informa que o recurso chegará para todo o mundo ao mesmo tempo — algo que a empresa não costuma fazer regularmente.
A função funcionará como uma sessão compartilhada de música: haverá uma fila que pode ser modificada por qualquer usuário que tenha o link, ou seja, o recurso permite que as músicas sejam tocadas ao mesmo tempo em todos os aparelhos conectados.
A nova funcionalidade permite que até 32 pessoas integrem uma sessão simultaneamente. Para entrar, basta compartilhar o link ou QR Code que o Spotify disponibiliza para os participantes.
Para criar uma sessão do Jam no Spotify, o usuário dá “play” em uma playlist ou música. Em seguido, pode clicar no botão “iniciar uma Jam” para ativar o recurso. Além desse botão, a playlist em tempo real pode ser aberta através do “Conectar” ou do ícone de três pontos, o menu de configurações extras, disponível em todas as playlists, músicas ou álbuns do Spotify — lembrando que apenas membros premium podem iniciar o recurso.
Com a Jam ativada, o usuário pode espelhar a execução das músicas em outro dispositivo, como uma caixa de som. Todos que estão no mesmo Wi-Fi do anfitrião também recebem um convite para colaborar na playlist.
Outros meios para convidar os amigos são: conectar outros celulares pelo Bluetooth, leitura de QR Code na tela do anfitrião ou compartilhamento de link através de redes sociais.
No Jam, todos os convidados podem adicionar músicas à fila. O anfitrião tem a opção de autorizar que outros usuários editem a ordem das faixas ou removam músicas.
Jam já está disponível para todos os usuários Premium e Free em todo o mundo a partir do dia 26 de setembro.