Na manhã de domingo (14), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star, em Brasília. A entrada aconteceu às 8h, para realização de exames laboratoriais, exames de imagem e um procedimento cirúrgico de retirada de lesões cutâneas.
👉🏽 Leia mais! STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe de Estado
Qual foi o diagnóstico inicial?
Os exames laboratoriais revelaram anemia por deficiência de ferro. Já a tomografia de tórax indicou uma imagem residual de pneumonia recente causada por broncoaspiração.
Como foi a cirurgia de Jair Bolsonaro?
O procedimento foi realizado sob anestesia local e sedação, sem intercorrências. Segundo a equipe médica, foi feita a retirada marginal de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no braço direito. Além disso, Bolsonaro recebeu reposição de ferro por via endovenosa para tratar o quadro de anemia.
Quais serão os próximos passos do tratamento?
Nos próximos dias, o hospital deve divulgar o resultado anatomopatológico das lesões retiradas, o que permitirá definir se haverá necessidade de tratamento complementar.
Bolsonaro também seguirá acompanhamento médico para controle de:
- Hipertensão arterial
- Refluxo gastroesofágico
- Medidas preventivas contra broncoaspiração
Bolsonaro já recebeu alta?
Sim. Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar no mesmo dia e deixou o hospital após o procedimento. De acordo com o boletim, ele deve manter cuidados médicos em casa e retornar para novas avaliações.
Quem assinou o boletim médico?
O comunicado oficial foi assinado por quatro profissionais do Hospital DF Star:
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor geral do Hospital DF Star
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor médico do Hospital DF Star
🇧🇷🚨Bolsonaro sale de prisión domiciliaria por primera vez tras su condenahttps://t.co/zmh9DjkJIp pic.twitter.com/BgNTvE0PRD
— RT en Español (@ActualidadRT) September 14, 2025