Uma estação de rádio australiana transmitiu, por meses, um programa apresentado por uma locutora gerada por inteligência artificial (IA), sem informar os ouvintes sobre sua origem artificial.
O programa, chamado Workdays with Thy, estreou em novembro de 2024 e exibia uma seleção diária de músicas de hip hop, R&B e pop, ao longo de quatro horas.
A voz da locutora de IA, batizada de Thy, foi desenvolvida com o software da ElevenLabs. Ela foi modelada a partir da voz de uma funcionária do setor financeiro da ARN Media, empresa que comanda a rádio.
Essa falta de transparência gerou críticas. A Associação Australiana de Atores de Voz foi uma das entidades que se manifestaram. A vice-presidente, Teresa Lim, condenou a iniciativa e defendeu a honestidade com o público.
“Eles deveriam ter sido francos e completamente honestos, revelando que o apresentador de rádio era uma IA”, disse Lim ao The Independent.
Além disso, ela ressaltou que esconder essa informação faz com que o público confie em uma figura fictícia, acreditando estar ouvindo uma pessoa real.
Em resposta, o CEO da ARN Media, Ciaran Davis, declarou que a empresa busca compreender melhor o impacto e a autenticidade do uso de IA no rádio. Segundo ele, o grupo ainda está aprendendo a lidar com o poder dessas novas tecnologias.
“Estamos testando ferramentas de áudio de IA no CADA usando a voz de Thy, um membro da equipe da ARN”, explicou um porta-voz da emissora, em comunicado oficial.
Ele acrescentou: “Este é um campo em expansão, explorado por emissoras no mundo todo. Embora o teste tenha fornecido insights valiosos, também reforçou o valor único que as personalidades humanas trazem para a criação de conteúdo verdadeiramente envolvente.”
Descubra mais sobre Portal Trend
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.