Clancy, álbum do duo indie conhecido como Twenty One Pilots (TOP) encerrou um ciclo de músicas nessa sexta feira (21/06). O fim está marcado pelo videoclipe de Paladin Strait, última música do álbum.
Com o intuito de abordar os temas interpretados por Tyler Joseph, junto a Josh Dun, integrantes da banda, essa será uma resenha totalmente focada no álbum. Mas antes é necessário entender sobre a trajetória das antigas produções.
Blurryface, Trench, Scaled and icy e Clancy
Os quatro álbuns são os mais marcantes da dupla pois edificam o que se torna o “mundo fictício” que algumas músicas e vídeos abordam. Embora nem todas as músicas tenham uma progressão histórica em suas letras, cada uma trata de um tema, relacionado com a depressão e outros dilemas de vida.
Em um breve resumo Blurryface retrata sobre medos e frustações, uma vez que o nome do álbum representa, segundo Tyler, toda a parte ruim de seu psicológico.
“Ele é esse cara que representa tudo pelo qual sou inseguro…Honestamente, todos nós sabemos que somos inseguros sobre certas coisas, mas o que não entendemos totalmente é como essas inseguranças afetam nossa vida no dia-a-dia”.
Tyler Joseph em entrevista ao PaperMag.
Em Trench há entretanto um melhor retrato das lutas por superação quando os medos e frustrações passam a ocorrer em DEMA. Esse é o local que dá origem ao universo psicológico e fictício da banda, a partir dai a depressão ganha o nome de Nico, e quem luta contra esse regime passa a se entitular como “Bandito“.
Scaled and Icy, faz referência ao período de pandemia em que aconteceu, para a historia, mostra como os banditos e Clancy (alter ego de Tyler) foram alienados aos nove bispos que representam a depressão, liderados por Nico. O álbum saiu da curva simbólica que os anteriores tinham, intencionalmente, ao ganhar um estilo pop que até atraiu controvérsias por parte dos fãs.
Após a derrota dos banditos, Clancy ganha seu próprio álbum e se recompõe junto ao seu grupo em busca de vencer Nico e acabar com a historia, e esse será o último álbum previsto que falará sobre todo esse legado dos anteriores.
Clancy sobre Clancy
Durante os principais álbuns, o TOP costuma liberar dicas e enigmas através das redes sociais, essa série de interações mistura muitas curiosidades que tornam o ato de acompanhar a banda mais envolvente.
Para entender com profundidade é necessário escutar e analisar cada música que retrata pautas mentais e até momentos da vida do cantor. Porém sobre o álbum Clancy, a primeira coisa a se reparar desde a música Overcompensate, é que cada single dá uma maior profundidade sobre o alter ego.
Na primeira música há margem para identificar Clancy como um líder ousado que está disposto a se arriscar para superar seus problemas. Isso se justifica pelo personagem querer valorizar o tempo que tem.
Durante o videoclipe vemos o intuito de Clancy em motivar as pessoas a tentar outra vez e superar suas aflições. O discurso se repete no álbum, com diferentes intuitos, e até para o próprio Clancy nas músicas seguintes como:
- Next Semester com “comece novamente no próximo Semestre”.
- Snap Back com ” Se eu vou quebrar pescoços, então tenho que me recuperar”.
- Oldiest Station com “Quando a escuridão cair sobre você
Avance”.
Além disso existe um medo por parte do personagem em não conseguir cumprir seus objetivos, nessas músicas se abrem palcos para temas como :
- Backslide – Aborda como mesmo após superar os problemas, outros vão surgindo, questionando a fé para não regredir ao que já foi superado.
- Routines in the night – Fala sobre insônia e os momentos em que se lembra dos erros e revisitações do passado em sonhos.
- Vignette – Entra em temas como vícios e a luta para não ceder a eles, e a negação quando isso acontece.
Os amigos que fazemos no caminho
Entretanto vale ressaltar que Clancy se torna um álbum de grande personalidade com seu audiovisual que dá grande destaque a equipe.
Midwest indigo, The Craving (Jenna’s Version), Lavish, Oldiest Station, at the risk of feeling dump e Paladin Strait retratam bem o senso de coletividade. Principalmente em alguns vídeos dirigidos pelo baterista Josh Dun e as motivações nas inclusões das músicas.
Há um discurso que valoriza o passado e comtempla o futuro de todos os álbuns e o que eles significaram na carreira do duo.
“E eu quero amor e dias ensolarados
Tyler Joseph em Midwest Indigo
Estou um pouco velho demais para fugir”
Clancy e o “Final” de Paladin Strait
E a trama cheia de simbolismos tem um “fim” marcado na sexta-feira de junho(21/06) às 16h que mais deixou dúvidas do que conclusões.
Paladin Strait retrata a luta final dos Banditos e Clancy contra Nico e os nove bispos, com uma grande guerra sendo travada em uma torre. No fim, Clancy é pego novamente por Nico, e assim acaba o videoclipe.
Rumores indicam que possa haver uma segunda parte do álbum de Clancy, mas as provas ainda estão muito vagas. Ainda assim a dupla deixa claro que esse não é o fim da banda e que haverão outras musicas no futuro.
Resta saber se foi o fim da historia de DEMA e Clancy, resposta a qual os fãs aguardam ansiosos. Mesmo assim, o álbum tem a essência e a mensagem de resistência que é esperada para um final otimista, mesmo que condenado a um ciclo.
Acompanhe mais informações sobre música em nosso Instagram e no twitter. Além disso, receba as últimas informações sobre entretenimento no nosso canal do WhatsApp. Contudo, também estamos no Google News.