Gustavo Minerva, streamer da Twitch, recebeu banimento da plataforma nesta sexta-feira (26) após mencionar a Kick e o YouTube, que são concorrentes da “roxinha”.
“Mesmo a Twitch tentando nos parar, live hoje foi um sucesso. Teve LOL, Reactens, REPO e Anime ainda pra finalizar! 10 horinhas de puro entretenimento”, escreveu o criador de conteúdo em sua conta do X.
Além dele, a Twitch também baniu nomes como Baiano, Jukes, Tixinha e Takeshi pelas mesmas razões. Segundo apuração do Portal Trend, mais de 60 criadores de conteúdo sofreram punições semelhantes.
A medida ocorre após a divulgação de novas diretrizes, que agora proíbem qualquer menção ou redirecionamento de espectadores para plataformas concorrentes.
Na atualização mais recente de seus termos, a empresa afirma que não é permitido “fornecer links para sua transmissão simultânea em outros serviços fora da Twitch (ou direcionar sua comunidade aos mesmos destinos de qualquer outra forma)”.
A plataforma ainda justifica a nova regra destacando a importância de “valorizar o papel fundamental desempenhado pelo engajamento com a audiência para todos os usuários”.
Minerva, em transmissão nesta sexta-feira definiu a situação como uma “gestão horrosa”.
“É uma gestão horrorosa, é uma sequência de atitudes e decisões erradas e horríveis. Entendeu? Se a Twitch quisesse e tivesse empenhada em não ser superada em outras plataformas que estão chegando aqui agora, era só melhorar”, pontuou.
Por sua vez, Minerva informou ao seu público que as transmissões de seu canal seguem no YouTube e em seu perfil na Kick.