O streamer brasileiro Baiano (Gustavo Gomes) que manteve uma longa trajetória na Twitch sem qualquer histórico de punições, sofreu um banimento nesta sexta-feira (25) da plataforma. comunicado nas redes sociais e afirmou que vai mudar de plataforma.
“Depois de mais de 12 anos fazendo Live na Twitch sem tomar nenhum ban, nenhuma suspensão ou sequer uma advertência, hoje aconteceu”, iniciou ele em uma publicação no X.
Baiano atribuiu o banimento à prática de multistreaming, ou seja, transmitir simultaneamente em outras plataformas como YouTube e Kick, além de promover sorteios para o chat de outra plataforma.
“Durante todo esse tempo me policiei ao máximo e sobrevivemos a todos os motivos de bans possíveis, ao período de bans massivos por DMCA(direitos autorais), da M-WORD, e de qualquer outra coisa que poderia acontecer em 1 Live e resultar em punição”, acrescentou.
Ele afirmou que a Twitch alterou suas diretrizes de forma repentina, sem aviso prévio, e começou a aplicar punições minutos depois. Baiano também citou outros streamers, como Absolute, que também foram banidos mesmo sem terem feito transmissões após a mudança nas regras.
“Depois de tudo isso hoje eu tomei ban por mencionar o Youtube e/ou Kick em uma Multistream, e talvez por fazer sorteio para o chat de outro plataforma(a própria Kick ajuda nos produtos pro chat)”, explicou.
Depois de mais de 12 anos fazendo Live na Twitch sem tomar nenhum ban, nenhuma suspensão ou sequer uma advertência, hoje aconteceu.
— Baiano (@baianolol1) April 25, 2025
Durante todo esse tempo me policiei ao máximo e sobrevivemos a todos os motivos de bans possíveis, ao período de bans massivos por DMCA(direitos… pic.twitter.com/ErcAH1226h
Mudanças nas diretrizes da Twitch
Em outubro de 2023, a Twitch anunciou que permitiria transmissões simultâneas em outras plataformas, incluindo YouTube e Kick, desde que certas condições fossem respeitadas, como não prejudicar a experiência dos usuários na Twitch e não divulgar links ou ferramentas que levem os espectadores a outras plataformas.
Apesar do banimento, Baiano afirmou que continuará seu trabalho nas plataformas YouTube e Kick, onde mantém o canal BaianoTV.
A Twitch ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.