A Microsoft anunciou uma parceria com a empresa Inworld AI para criar ferramentas que propiciem desenvolvedores a criarem personagens, histórias e missões com auxilio da inteligência artificial.
De acordo com o The Verge, será possível criar scripts detalhados, árvores de diálogo, linhas de missão e mais. “No Xbox, acreditamos que com ferramentas melhores, os criadores podem criar jogos ainda mais extraordinários.”, disse Haiyan Zhang, gerente geral de IA de jogos do Xbox.
Portanto, a Inworld AI está desenvolvendo NPCs de IA que respondem às perguntas dos jogadores, semelhantes à maneira como o ChatGPT ou o Bing Chat já fazem. Além disso, os personagens terão vozes única e diálogos personalizados de forma automática.
Para Ilya Gelfenbeyn, CEO da Inworld AI, “A IA tem sido parte integrante do desenvolvimento de jogos, com aplicações que vão desde a IA inimiga até a geração processual. O surgimento de grandes modelos de linguagem e IA generativa abriu novas oportunidades para contar histórias e envolver personagens nos jogos.”
Conflito com sindicato dos atores
Embora diga que as ferramentas é para auxiliar o desenvolvedores, a tentativa de automizar diálogos e histórias vai contra o posicionamento do Sindicato dos Atores (SAG em inglês) que tenta proteger o trabalho de atores nos EUA.
“Entre os usos exploratórios da IA e os salários atrasados, aqueles que trabalham em videogames enfrentam muitos dos mesmos problemas que aqueles que trabalham no cinema e na televisão”, disse Ray Rodriguez, diretor de contratos do sindicado ao IGN.
“Queremos ajudar a tornar mais fácil para os desenvolvedores concretizarem suas visões, experimentarem coisas novas, ultrapassarem os limites dos jogos atuais e experimentarem para melhorar a jogabilidade, a conexão do jogador e muito mais. Vamos colaborar e inovar com criadores de jogos dentro dos estúdios Xbox, bem como com estúdios terceirizados, à medida que desenvolvemos as ferramentas que atendem às suas necessidades e inspiram novas possibilidades para jogos futuros.”
complementa Zhang
Descubra mais sobre Portal Trend
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.