O criador de conteúdo Felca conquistou vitórias judiciais contra o TikTok e o X (antigo Twitter) após ter contas suspensas e sofrer acusações graves. As decisões foram emitidas pela Justiça de São Paulo em janeiro e julho deste ano, determinando indenização e retirada de publicações difamatórias.
O perfil de Felca foi banido do TikTok por supostas violações dos Termos de Serviço. No entanto, a Justiça considerou que a plataforma não apresentou prova efetiva para a suspensão. A decisão determinou que o TikTok pagasse indenização de R$ 10 mil ao criador. A empresa recorreu, mas o pedido foi negado em segunda instância.
Disputa de Felca contra o X
No X, Felca solicitou a exclusão de postagens que o associavam a crimes como consumo de pornografia infantil. Inicialmente, a Justiça negou o pedido de urgência. Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo reverteu a decisão, determinando a retirada das publicações.
O tribunal considerou que as postagens, com 1,6 milhão de visualizações, poderiam causar danos irreparáveis à imagem do criador, que conta com mais de 800 mil seguidores. Outras publicações semelhantes foram removidas pelos autores ou pela própria plataforma.
Descubra mais sobre Portal Trend
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.