Na última sexta-feira (26), Paris testemunhou um dos momentos mais aguardados da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de 2024: o acendimento da pira olímpica. Esta tradição, que marca oficialmente o início dos Jogos, carrega um profundo significado de união, paz e espírito esportivo.
O monumento é carinhosamente chamado de “caldeirão” pela organização. Além disso, impressiona com seus sete metros de diâmetro e uma estrutura que se eleva a 30 metros de altura. Durante toda a realização do evento, ele ficará erguido, servindo como um farol de esperança e inspiração para atletas e espectadores de todo o mundo.
Uma das curiosidade sobre a Pira Olímpica é que ela não utiliza fogo.: A organização utilizou 40 lâmpadas de led, junto a 200 vaporizadores de água para um efeito visual semelhante ao fogo.
Além de seu aspecto imponente, o design do caldeirão presta uma homenagem ao primeiro balão de hidrogênio, construído por Jacques Charles, que teve seu primeiro voo assistido em 1 de dezembro de 1783. Na época, os balões de hidrogênio representavam a forma mais popular e inovadora de locomoção. Assim, a pira olímpica de Paris não é apenas um símbolo esportivo, mas também um tributo ao espírito de inovação e avanço tecnológico que caracterizou a França no século XVIII.
A representação ficará suspensa até 11 de agosto, quando a Cerimônia de Encerramento no Stade de France marcará o fim das Olimpíadas de 2024.
Acompanhe mais informações sobre realities em nosso Instagram e no twitter. Além disso, receba as últimas informações sobre entretenimento no nosso canal do WhatsApp. Contudo, também estamos no Google News.