Emmy 2025: Owen Cooper, de “Adolescência”, é o mais jovem ator a vencer o prêmio

Owen Cooper, ator infantil, com cabelo castanho escuro, usando uma camisa polo clara e uma jaqueta esportiva azul escura com listras brancas nos ombros. Ele tem uma expressão sorridente e confiante, com um fundo desfocado que parece ser uma sala de aula ou biblioteca

Foto: Divulgação/Netflix

Owen Cooper, de 15 anos, se tornou neste domingo (14) o mais jovem ator a se indicado e conquistar um Emmy na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, Antologia ou Filme para TV pelo seu papel em Adolescência (Netflix).

Nascido em 5 de dezembro de 2009, em Warrington, Cheshire, Inglaterra, sonhava em ser jogador de futebol e era fã do Liverpool FC. Sua trajetória artística começou de forma inesperada: aos 14 anos, ele frequentava aulas semanais de atuação na escola The Drama Mob, em Manchester, e foi descoberto por meio de uma audição para a minissérie da Netflix Adolescence (2025). Surpreendentemente, ele não possuía experiência profissional anterior em atuação.

Carreira

Sua estreia profissional foi como Jamie Miller, um garoto de 13 anos acusado de assassinato, na minissérie Adolescence. A série se destaca por ser filmada em longos planos-sequência, e Cooper impressionou a crítica com sua performance intensa e madura. Por esse papel, ele recebeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme, tornando-se o mais jovem indicado nessa categoria.

Além disso, Adolescence conquistou dois National Television Awards: Melhor Performance em Drama para Cooper e Melhor Novo Drama para a série.

Cooper já tem novos projetos em andamento. Ele foi escalado para interpretar o jovem Heathcliff no filme Wuthering Heights (2026), dirigido por Emerald Fennell, ao lado de Jacob Elordi e Margot Robbie i-D. Além disso, está confirmado no elenco da série da BBC Film Club, no papel de Callum.

Owen reside em Orford, um subúrbio de Warrington, com seus pais e dois irmãos mais velhos. Apesar da fama repentina, ele mantém uma vida escolar regular e é fã de videogames, especialmente da série Grand Theft Auto

Sair da versão mobile