Mickey das antigas cai em domínio público; O que esperar disso?

A partir de 2024 a animação “Steamboat Willie” se torna patrimônio público
Mickey Mouse da Disney entra em dominio público
Foto: Reprodução/Disney

O ícone da Disney, Mickey Mouse, entra em domínio público em 2024 após uma série de lutas jurídicas por direitos autorais. Nesta terça-feira (02), um filme e um jogo de terror com o ratinho como protagonista foram anunciados.

Leia mais:

Foi em 1928 que o primeiro de muitos esboços dos personagens da Disney surgiram. Entre eles, o casal Mickey e Minnie Mouse, ainda em preto e branco, apareceram em “Steamboat Willie” onde os dois saem aprontando por um navio.

Mickey e Minnie Mouse de “Steamboat Willie” caem em dominio público (Foto: imagens da Internet)

95 anos depois, a obra animada deixa de ser patenteada e pode ser usada pelo público amante do símbolo de forma livre. Não demorou para que um jogo de terror chamado “Infestation 88” colocasse uma versão horripilante do rato preto e branco como principal antagonista. Veja o Trailer.

Como se já não fosse cedo demais, um filme chamado “Mickey’s Mouse Trap” também recebeu um trailer remetendo a um terror slasher com uma fantasia em preto e branco do personagem.

Mas se o Mickey veio a público, por que só usam o mesmo visual nessas produções amadoras?

O Mickey ainda está bem protegido pela Disney, apesar do domínio público

A verdade é que o ícone, apesar de não estar mais sobre os direitos autorais, não tem como deixar de ser um marco exclusivo da Disney. Afinal, apenas o primeiro desenho de sua linha do tempo se tornou pública. Além disso, o personagem ainda está fortemente conectado com a marca.

Por exemplo, um breve trecho dos filmes da Disney leva Mickey, em preto e branco, no seu navio como introdução. As características, como as orelhas, estão expostas por todos os parques, sejam em fantasias ou nos adereços para a cabeça distribuídos em algumas das atrações.

Versões alternativas futuras de Mickey não estão em domínio público – (Foto: Reprodução/Disney)

Dessa forma, abusar dos visuais e usos do ratinho podem acabar em um grande problema judicial caso saia do padrão da animação “Steamboat Willie”, que até então foi a única produção do personagem a sair das restrições autorais de uso.

Além de Mickey, outras obras já caíram no domínio público

Obras saindo das suas proteções autorais em filmes, jogos ou produtos feitos de maneira alheia aos seus criadores não são tão frequentes por conta das corridas judiciais. A tendência, inclusive, é aumentar.

Ursinho Pooh, um dos antigões da Disney, também caiu para o uso público em 2023 e logo em seguida teve seu filme slasher com péssima avaliação de 2,9 no imdb.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel decepciona em filme de Terror (Foto: Reprodução)

Com marcos antigos completando os seus 95 anos, conforme a lei dos Estados Unidos, não deve demorar muito para que personagens como Superman, Batman e Mulher Maravilha também venham ao livre uso. Contudo, isso pode trazer uma série de novas polêmicas em torno de grandes personagens e famosas empresas.

Acompanhe mais informações sobre cinema em nosso Instagram e no twitter. Além disso, receba as últimas informações sobre entretenimento no nosso canal do WhatsApp.

Aproveite também para nos seguir nosso site na plataforma do Google News e assim ficar pode dentro de todas as nossas publicações sobre artistas, realitys, games e muito mais.


Descubra mais sobre Portal Trend

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
0
Share