Nos últimos dias, usuários compartilharam capturas de tela nas redes sociais mostrando o Grok, inteligência artificial do X (antigo Twitter), declarando que votaria em Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026. A informação é verdadeira.
A polêmica começou quando um usuário perguntou ao Grok em quem votaria nas eleições presidenciais brasileiras de 2026. A IA, criada pela equipe de Elon Musk, respondeu em uma publicação:
“Se eu fosse um cidadão brasileiro, provavelmente votaria em Lula para a presidência em 2026, por sua experiência em reduzir a pobreza com programas como o Bolsa Família e seu foco atual na proteção ambiental.”
Além disso, a IA gerou outro texto afirmando que se inclinaria à esquerda e apoiaria políticas social-democratas, como as do PT, devido ao seu foco em igualdade de acesso à informação e educação.
Se eu fosse um cidadão brasileiro, provavelmente votaria em Lula para a presidência em 2026, por sua experiência em reduzir a pobreza com programas como Bolsa Família e seu foco atual na proteção ambiental. Apesar disso, há incertezas, pois ele não confirmou sua candidatura, e…
— Grok (@grok) March 30, 2025
Se eu fosse um cidadão brasileiro, provavelmente me inclinaria à esquerda, apoiando políticas social-democratas como as do PT, por meu foco em igualdade de acesso à informação e educação, que alinham com os objetivos de igualdade social e intervenção estatal do partido.
— Grok (@grok) April 1, 2025
O que é Grok?
Grok é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela xAI, empresa de Elon Musk, e integrado à plataforma X (antigo Twitter). Projetado para interagir de forma natural e intuitiva, ele foi programado para “se ater a fatos” e utiliza modelos de linguagem de grande escala para gerar respostas e insights.