Katy Perry repostou no domingo (08) uma mensagem do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef. Sem tomar nenhum lado, a entidade apelou pela proteção de crianças no conflito entre Israel e o grupo armado Hamas.
Os ataques voltaram a acontecer na manhã do sábado (7) e se prologaram durante todo o final de semana. Ao todo, mais de 1.100 pessoas já morreram e dezenas de israelenses foram sequestrados, diz a Reuters.
“Estou profundamente preocupada com o bem-estar das crianças em Israel e no Estado da Palestina. Com centenas de civis supostamente mortos ou feridos, estamos monitorando de perto a situação em busca de relatos de graves violações dos direitos das crianças. Os eventos de hoje continuam a tendência de picos de violência que assolaram Israel e o Estado da Palestina, deixando 199 crianças mortas e mais de 2.800 feridas nos últimos três anos. O UNICEF pede o imediato cessar das hostilidades e que todas as partes protejam as crianças contra danos e lhes proporcionem a proteção especial a que têm direito, de acordo com suas obrigações sob o direito internacional humanitário. Mais do que tudo, as crianças de Israel e do Estado da Palestina precisam de uma solução política duradoura para a crise, para que possam crescer em paz e livres da sombra da violência”.
O conflito entre a Palestina e Israel se iniciou em 1947 quando as Nações Unidas sugeriu a criação de dois Estados, um deles formado por judeus enquanto o outro árabe. Enquanto lideres judeus aceitaram a proposta, a ideia não foi recebida de forma positiva pelos árabes.
Na sequência, o líderes judeus proclamaram Estado de Israel seu território dando início a uma série de enfretamentos que se prolonga por anos.